Segurança no trabalho em altura: prevenção de acidentes no andaime

Segurança no trabalho em altura: prevenção de acidentes no andaime

Atualmente, os sistemas de andaimes estão mais seguros do que nunca. Nossos engenheiros da Scafom-rux trabalham todos os dias para garantir que você possa contar com os mais altos padrões de segurança possíveis. No entanto, também está claro que uma boa dose de cautela é sempre necessária quando você trabalha em altura. Os equipamentos técnicos de proteção, como os guarda-corpos avançados em conformidade com a norma TRBS 2121, ou os equipamentos de proteção individual contra quedas de altura (EPI), ajudam a reduzir significativamente o risco de acidentes graves em andaimes. Mas, como sempre, uma boa preparação é e continua sendo indispensável. Aqui você pode ler sobre as medidas que pode tomar para evitar acidentes graves em andaimes e para se preparar para uma emergência.

Meios comprovados de prevenção de em andaimes: EPI

O equipamento de proteção individual contra quedas de altura, abreviado como EPI, tem evitado muitos acidentes graves em andaimes. Particularmente no caso de andaimes sem um alinhamento contínuo, as normas de segurança, como a TRBS 2121, estipulam que o EPI é obrigatório a partir de uma altura de queda de 2 metros. No entanto, isso por si só não é suficiente para evitar completamente lesões graves ou algo pior. Portanto, você deve considerar alguns aspectos ao usar o EPI:

 

1.Escolha de um EPI seguro para trabalhar no andaime

A segurança do EPI para você começa com a sua compra. A avaliação de risco exigida por lei dirá se você deve usar e qual EPI. De qualquer forma, certifique-se de que ele seja aprovado para andaimes, tenha a marcação CE (Europa) ou esteja em conformidade com as normas OSHA/ANSI (EUA), CSA (Canadá) ou AS/NZS (Austrália/Nova Zelândia). Leia aqui o que mais você precisa considerar ao escolher um EPI. 

 

2. A fixação correta do EPI no andaime

Para que o EPI seja realmente útil em uma emergência, ele não só deve ser verificado continuamente, mas também deve ser fixado corretamente. Você pode descobrir onde isso deve ser feito nas instruções de montagem do seu andaime ou nas instruções de uso do próprio EPI. Se essas instruções não estiverem disponíveis, você mesmo pode determinar os pontos de ancoragem depois de ter sido instruído profissionalmente sobre como fazer isso. De qualquer forma, certifique-se de que os pontos de ancoragem estejam em uma estrutura de suporte de carga e pelo menos 1 metro acima da superfície em que você se encontra. Além disso, deve haver espaço livre suficiente abaixo de você. Dessa forma, você evitará colidir com o andaime ou com o objeto de construção em caso de queda.

3.Treinamento sobre o uso de EPIs no andaime

O uso do EPI na prática também precisa ser treinado. Portanto, o EPI só deve ser usado após o treinamento adequado. A instrução anual é até mesmo obrigatória. É por isso que a Scafom-rux oferece treinamentos de segurança em altura, nos quais você aprende a usar seus EPIs e dispositivos de segurança em altura com segurança. Todos os que usam um EPI no andaime devem ter recebido instrução prévia, na qual pelo menos os seguintes pontos devem ser explicados:

  • como funcionam os sistemas de proteção contra quedas
  • o que você deve considerar ao colocar o EPI
  • como selecionar pontos de ancoragem adequados
  • onde exatamente os pontos de ancoragem pessoal devem estar localizados

A preparação correta faz toda a diferença: o plano de resgate de emergencia

Para que você saiba imediatamente o que fazer em caso de acidente, é necessário ter um plano de resgate. Ele descreve as medidas operacionais para o resgate de uma vítima de acidente e é adaptado individualmente para cada projeto que exija trabalho em altura. O plano de resgate deriva da avaliação de risco feita anteriormente. Basicamente, um plano de resgate é estruturado da seguinte forma

  • Observação da autoproteção
  • Dirigir-se à vítima e, possivelmente, instruí-la a ajudar a si mesma.
  • Discagem do número de emergência
  • Descrição de como realizar as medidas de resgate
  • Medidas de primeiros socorros

Cada empresa decide por si mesma quais são as medidas individuais em detalhes e quais equipamentos de resgate e segurança devem ser usados. Você pode encontrar mais informações sobre o plano de resgate aqui.

Em geral, o melhor meio de prevenção de acidentes é o treinamento regular em comportamento seguro ao trabalhar em altura e em situações de emergência. Para obter uma visão geral do que fazer quando ocorre um acidente, apesar de todos os preparativos cuidadosos, fique atento à Parte 2 de nossa série sobre segurança e resgate em altura.

Voltar

Comentários

Adicione um comentário

Favor adicionar 2 e 4.

Fale conosco

Mais fortes. Juntos.

Toda a equipe da Scafom-rux é dedicada a apoiar você em todas as suas consultas. Entre m contato conosco clicando no botão abaixo e nos diga como podemos ajudar.