Resgate em altura: o que fazer após uma queda do andaime

Resgate em altura: o que fazer após uma queda do andaime

Quando você trabalha em um andaime, a segurança é prioridade máxima. Os dispositivos de segurança coletivos e individuais garantem que o trabalho em altura seja o mais seguro possível. Apesar de todas as precauções de segurança, você deve sempre ter em mente o perigo de uma possível queda do andaime. Mesmo que uma queda seja impedida pelo EPI, a vítima do acidente deve primeiro ser resgatada antes que o perigo seja completamente evitado. Por isso, é importante que você e sua equipe estejam preparados para uma emergência. Leia aqui o que você precisa saber sobre resgate rápido e seguro em altura.

 

Seu colega caiu do andaime, e agora?

Quando ocorrer uma queda do andaime e seu colega estiver pendurado no EPI, a primeira coisa a fazer é manter a calma e pedir ajuda, se necessário! Em nenhuma circunstância você deve se colocar em perigo e correr o risco de cair. Você só deve resgatar seu colega para fora do EPI se tiver recebido o treinamento adequado e estiver de posse de equipamento de resgate em altura certificado. Você pode encontrar no plano de resgate como proceder em caso de acidente ou queda do andaime. Todos os funcionários devem conhecer o conteúdo do plano de resgate, pois ele especifica as medidas de resgate a serem executadas em uma emergência.

Eles também devem ser treinados regularmente para que o resgate possa ser realizado da forma mais segura possível e para que todos saibam exatamente o que fazer. O resgate em altura só deve ser realizado por pessoas treinadas, especialmente se a vítima do acidente estiver pendurada no equipamento de proteção individual por mais de 20 minutos. Mesmo que o seu colega tenha ficado preso pelo EPI, há risco de trauma de suspensão com risco de vida após um curto período de tempo. Isso pode ocorrer quando as artérias das pernas são cortadas pelas cordas do EPI. Portanto, colocar o colega em uma posição de choque normal durante o resgate seria fatal, pois a parte superior do corpo deve ser posicionada em uma posição elevada. Caso contrário, o sangue acumulado nas pernas poderia voltar para o coração muito rapidamente e sobrecarregá-lo. Para evitar esses erros, você não deve executar essas medidas de resgate sozinho sem o treinamento adequado de socorrista, mas sim pedir ajuda. Leia aqui como você pode ser treinado como socorrista.

 

Como você pode ajudar seu colega logo após uma queda do andaime?

Mesmo que não seja capaz de realizar um resgate em altura sozinho, você pode tomar suas próprias medidas até que os socorristas treinados cheguem. Faça contato com o colega que caiu. Se ele estiver consciente, você deve pedir que ele mova as pernas ou empurre contra a resistência para evitar traumas na suspensão. Para facilitar isso no caso de um acidente, você pode carregar auxílios diretamente no EPI como medida preventiva. Pode ser, por exemplo, uma corda de retenção com um dispositivo de ajuste de comprimento, em cujos laços a pessoa caída pode colocar os pés. O uso desse tipo de auxílio já deve ser considerado ao se estabelecer o plano de resgate.

O resgate em altura é realizado, se possível, na melhor das hipóteses, com o rapel da vítima do acidente. Isso é fisicamente mais fácil para os socorristas do que puxá-la para cima e, portanto, pode ser realizado da maneira mais controlada possível. Aqui também fica claro por que você precisa de um treinamento adequado de resgate em altura para isso. Você deve ser treinado não apenas para usar o equipamento de resgate em altura, mas também para lidar com a vítima do acidente depois de baixá-la para o solo seguro.

A Scafom-rux oferece treinamento regular de resgate em altura para que você esteja bem preparado para emergências. Você pode ler mais sobre prevenção de acidentes e segurança em andaimes em nossa postagem no blog sobre esse tópico.

Voltar

Comentários

Adicione um comentário

Favor calcular 9 mais 6.

Fale conosco

Mais fortes. Juntos.

Toda a equipe da Scafom-rux é dedicada a apoiar você em todas as suas consultas. Entre m contato conosco clicando no botão abaixo e nos diga como podemos ajudar.