Projetos impressionantes de restauração e renovação utilizando andaimes

Projetos impressionantes de restauração e renovação utilizando andaimes

Em todo o mundo, temos edifícios históricos e outras obras-primas que precisam ser restaurados e reformados devido a danos causados pela passagem do tempo ou até mesmo por desastres como incêndios. Seja na preservação ou nos trabalhos de reconstrução, geralmente é necessário o máximo cuidado por parte dos montadores de andaimes para evitar que a estrutura seja danificada pelo andaime. Aqui, apresentamos três dos maiores projetos atuais na área de restauração e renovação de edifícios históricos e obras de arte.

Notre-Dame de Paris - reconstrução de uma das mais antigas igrejas góticas da França

Notre-Dame é a catedral da Arquidiocese de Paris e é, sem dúvida, um dos monumentos mais conhecidos da França. O choque foi ainda maior quando, em abril de 2019, ocorreu um incêndio durante um trabalho de renovação na estrutura do telhado, destruindo partes da catedral.

Notre-Dame após o incêndio em 15 de abril de 2019. O andaime usado para obras de renovação na época estava muito deformado pelo calor.

 

Apenas dois meses após o desastre, o Parlamento francês decidiu pela reconstrução da Notre-Dame. No entanto, antes que o trabalho de reconstrução do prédio da igreja de mais de 800 anos pudesse começar, os andaimes, que foram erguidos para o trabalho de renovação original e chegavam a 91 metros de altura, precisavam ser removidos primeiro. Essa foi uma tarefa extremamente complexa e difícil, pois as 40.000 peças do andaime derreteram durante o incêndio, formando uma rede pesada e instável de 200 toneladas de metal dobrado e emaranhado.

Graças a um planejamento meticuloso do processo de desmontagem e a 6 meses de trabalho, os andaimes danificados foram completamente desmontados no final de novembro de 2020, e o trabalho de reconstrução de Notre-Dame pôde começar.

O trabalho mais recente no telhado se concentrou nas decorações ao longo do cume do corredor lateral norte e da metade leste da nave, na fileira superior de telhas de chumbo e em alguns componentes do sistema de proteção contra raios. Devido à necessidade de desmontar e reinstalar os ornamentos e mover as telhas, cada uma pesando 200 kg, foi usado um andaime extremamente robusto para suportar essas cargas.

A reabertura da Notre-Dame está programada para o final de 2024. A desmontagem do andaime de 100 metros de altura, que foi usado para a reconstrução da torre e consistia em um total de 70.000 peças de andaime, pesando 600 toneladas, já começou no início desse ano.

Castelo de Shuri no Japão - projeto de reconstrução do Patrimônio Mundial queimado

Outro exemplo de trabalho de reconstrução extensivo após um incêndio devastador é o Castelo Shuri, no Japão. O Castelo Shuri, feito de madeira, é um dos 11 patrimônios culturais do Japão e foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2000. Localizado na ilha de Okinawa, o Castelo Shuri foi a sede da família real do Reino Ryukyu, que durou aproximadamente 450 anos até Okinawa ser anexada pelo Japão, em 1879. Ao longo de seus mais de 500 anos de história, o castelo de madeira foi destruído pelo fogo três vezes, e cada esforço de reconstrução levou mais de 10 anos.


Shuri Castle in Japan – reconstruction project of burned down World Heritage Site

Another example of extensive reconstruction work following a devastating fire is Shuri Castle in Japan. The wooden Shuri Castle is one of Japan’s 11 cultural heritage sites and has been recognized as a UNESCO World Heritage Site since 2000. Located on the island of Okinawa, Shuri Castle was the seat of the royal family of the Ryukyu Kingdom, which lasted for approximately 450 years until Okinawa was annexed by Japan in 1879. Throughout its over 500-year history, the wooden castle has been destroyed by fire three times, each reconstruction effort taking over 10 years.

O Castelo Shuri foi incendiado em 2019 pela quarta vez em sua história. Sua reconstrução está programada para ser concluída em 2026.

Em novembro de 2019, houve outro incêndio, que destruiu completamente seis edifícios em uma área de 4.200 metros quadrados. A reconstrução começou em novembro de 2022 e espera-se que seja concluída até 2026. Os edifícios destruídos estão sendo totalmente restaurados com madeira, utilizando sistemas de andaimes. Andaimes de tubo e braçadeira foram erguidos para proteger as estátuas que sobreviveram ao incêndio.

Desde o início da reconstrução do castelo Shuri, os visitantes puderam observar os trabalhos de restauração por uma janela de vidro e testemunhar o progresso do lado de fora. Para saber mais sobre o projeto, clique no link.


Baldaquino de São Pedro - restauração da maior obra de arte em bronze do mundo

Há 400 anos, o Baldaquino de São Pedro está sobre o altar principal da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante todo esse tempo, apesar dos esforços regulares de limpeza, a sujeira, a ferrugem e as rachaduras se acumularam nele. Agora, o dossel de bronze barroco será amplamente restaurado, pela primeira vez em 250 anos.

O baldaquino de São Pedro no Vaticano está atualmente passando por sua primeira restauração completa desde o século XVIII.

A restauração do Baldaquino de São Pedro começou em fevereiro deste ano e deve levar 10 meses. Na Páscoa, o dossel já estaria completamente coberto com andaimes de metal para permitir que uma equipe de 10 a 12 restauradores comece a limpar, reparar e revitalizar a obra de arte. O andaime multidireccional auto-sustentável será construído em torno do baldaquino, para que o processo de limpeza possa ser feito com facilidade.  É um projeto de andaime desafiador, já que o dossel, com seus 30 metros de altura, corresponde aproximadamente a um prédio de 10 andares. Saiba mais sobre a restauração do Baldaquino de São Pedro clicando no link.

A restauração e a renovação de edifícios históricos não é uma tarefa desafiadora apenas para os restauradores, mas também para os montadores de andaimes, que constroem as plataformas necessárias para a realização do trabalho de restauração e renovação. Se você quiser saber mais sobre esse tópico, clique aqui para ler nossa postagem no blog.

Voltar

Comentários

Adicione um comentário

Favor adicionar 9 e 5.

Fale conosco

Mais fortes. Juntos.

Toda a equipe da Scafom-rux é dedicada a apoiar você em todas as suas consultas. Entre m contato conosco clicando no botão abaixo e nos diga como podemos ajudar.