Andaimes no setor de infraestrutura - tipos de andaimes e desafios na construção de Pontes

Andaimes no setor de infraestrutura - tipos de andaimes e desafios na construção de Pontes

Sempre que sistemas de transporte, pontes, edifícios públicos ou até mesmo em redes de água, energia ou comunicação, são construídas ou mantidas, os andaimes geralmente estão por perto. Isso ocorre porque os projetos de infraestrutura constituem uma grande parte das áreas em que os andaimes são usados. E a demanda global pela restauração de edifícios de infraestrutura é enorme. Um dos exemplos mais relevantes são as pontes.

Elas inevitavelmente atingem os limites de sua vida útil em algum momento. O resultado é a necessidade de reforma e restauração. Naturalmente, isso também representa um ou dois desafios para os andaimes. Continue lendo para saber o que precisa ser considerado ao montar andaimes em pontes e que tipo de andaime é usado para cada caso de aplicação.

 

Tipos de andaimes para construção e reforma de Pontes

Imagine sua viagem diária para o trabalho - e deixe de lado as pontes que você atravessa ao longo do caminho. É muito difícil chegar ao seu destino, não é mesmo? Claramente, as pontes são uma parte indispensável de nossa infraestrutura. Quase despercebidas, elas facilitam muito nossa vida cotidiana. Se elas não estiverem transitáveis ou até mesmo não existirem, somos rapidamente confrontados com desvios tediosos - se é que ainda conseguimos chegar ao nosso destino.

Não é surpresa que o montador de andaimes tenha muito a considerar quando uma nova ponte for construída ou quando for necessário fazer reparos em uma já existente. Os andaimes usados devem, na melhor das hipóteses, não causar nenhuma obstrução importante às rotas de tráfego que a ponte fornece ou contorna. E há muito mais a ser considerado ao erguer um andaime ao redor de uma ponte:

  • Falta de espaço no piso para os andaimes, por exemplo, se a ponte passar por cima de água ou de uma estrada.
  • Grandes alturas que podem exigir muito material de andaime.
  • Características arquitetônicas que exigem estática complexa.
  • Dificuldades para transportar o material do andaime até o local do projeto, por exemplo, se a ponte passar por um terreno acidentado.
  • Estruturas de suporte possivelmente necessárias, especialmente na construção de novas pontes.
  • Meios para garantir a proteção ambiental e da água, mas também pode ser necessária a proteção contra ruídos.


Que tipo de andaime é usado para qual projeto de ponte?

Para poder lidar com esses desafios, às vezes são usadas construções de andaimes complexas. O tipo de andaime selecionado para cada tipo de projeto de ponte depende, em grande parte, da natureza do trabalho. Além disso, diferentes tipos de andaimes costumam ser usados ao mesmo tempo durante um projeto de ponte, especialmente porque os pilares e a superestrutura da ponte geralmente precisam ser montados em andaimes separadamente.

 

Andaimes modulares na construção e reforma de Pontes

Devido à sua versatilidade, os montadores de andaimes gostam de optar por andaimes multidirecionais, como o sistema de andaimes RINGSCAFF da Scafom-rux para projetos de pontes. Esses andaimes podem ser adaptados de forma flexível às características arquitetônicas da ponte e têm uma alta capacidade de carga, o que é necessário quando se trabalha com materiais pesados. Os sistemas de andaimes multidirecionais, como o RINGSCAFF, também podem ser usados como escoramento, por exemplo, para apoiar seções de pontes recém-construídas até que elas próprias suportem a carga. Para obter mais informações sobre andaimes modulares e de sistema, clique no link.

 

Andaime modular RINGSCAFF em ponte suspensa em Colônia, Alemanha.

 

Andaimes suspensos na construção e reforma de Pontes

Se houver fluxo de água ou tráfego sob uma ponte, um andaime clássico em pé simplesmente não é viável. E é exatamente aí que os andaimes suspensos se destacam. Eles não exigem espaço no chão e permitem que você trabalhe em grandes alturas com uma quantidade relativamente pequena de material. Áreas de trabalho de difícil acesso, como a subestrutura da ponte, podem se tornar acessíveis de forma segura com andaimes suspensos modulares e flexíveis, como o Scafom-rux RINGSCAFF Sky. Para obter mais informações sobre andaimes suspensos, clique aqui.

 

A ponte Elstertal, na Saxônia, Alemanha, foi montada com andaimes modulares RINGSCAFF de 70.000 m3 e andaimes suspensos de 17.000m3.

 

Andaimes de fachada para construção e reforma de Pontes

Os andaimes para fachadas são provavelmente os usados com mais frequência em reformas e construções. Eles também podem ser usados para trabalhos que precisam ser feitos em uma ponte, por exemplo, para pequenos trabalhos de proteção contra corrosão. Entretanto, por motivos de custo e tempo, o uso de andaimes de fachada em projetos de pontes é bastante raro, de modo que os andaimes modulares e suspensos são os preferidos.

 

Andaime modular RINGSCAFF de 70.000 m3 para a restauração da ponte Elstertal

O restauro da ponte Elstertal na região de Vogtland, na Saxônia, Alemanha, demonstra como os projetos de andaimes em pontes podem ser espetaculares. Assista ao vídeo aqui:

Você está interessado em nossas soluções de andaimes para construção de pontes? Então entre em contato com a nossa equipe.

 

 

Are you interested in our scaffolding solutions for bridge construction? Then please contact our team.

 

Voltar

Comentários

Adicione um comentário

Favor calcular 9 mais 1.

Fale conosco

Mais fortes. Juntos.

Toda a equipe da Scafom-rux é dedicada a apoiar você em todas as suas consultas. Entre m contato conosco clicando no botão abaixo e nos diga como podemos ajudar.