Andaimes no setor de construção e infraestrutura

Andaimes no setor de construção e infraestrutura

Os andaimes desempenham um papel fundamental em vários setores da indústria da construção e em instalações industriais. De projetos de engenharia civil e estrutural a fábricas de produtos químicos, refinarias ou plataformas offshore - onde quer que haja construção, reforma ou manutenção, os andaimes são uma escolha comum para fornecer acesso seguro a diferentes áreas de trabalho.

Mas nem todos os andaimes são iguais! Por exemplo, se você trabalha no setor industrial, provavelmente notará algumas diferenças nos andaimes quando olhar para o setor de construção. A seguir, resumimos alguns dos principais aspectos dos andaimes nos setores de construção e infraestrutura.


Andaimes para projetos de construção e reforma

Sem dúvida, o setor de construção é o número um entre os setores que exigem andaimes. Em projetos de engenharia estrutural e civil, os andaimes oferecem acesso seguro a áreas de trabalho em altura. Os andaimes não são usados apenas para a construção de diversos tipos de edifícios, mas também para os trabalhos subsequentes de manutenção, inspeção e limpeza.

 

Que tipos de andaimes são usados no setor de construção?

Para tornar as áreas de trabalho em grandes alturas acessíveis, e de modo eficaz e econômico, os andaimes de construção são usados principalmente na construção, reforma ou manutenção de edifícios públicos e residenciais. Os andaimes de construção podem ser montados e desmontados de forma rápida e fácil. Quando é necessária uma maior capacidade de carga do andaime, por exemplo, em trabalhos de alvenaria, também são usados andaimes modulares, como o sistema de andaimes RINGSCAFF. Os andaimes modulares flexíveis também são adequados como andaimes de apoio, por exemplo, quando não é possível ancorar na estrutura.

Como os andaimes do setor de construção são, às vezes, montados em áreas de acesso público, também são usadas proteções contra ruídos, sujeira e vandalismo. Telhados temporários também são instalados para proteger determinadas áreas da umidade, por exemplo, durante reformas ou substituições de telhados.

Os andaimes móveis menores são usados tanto por artesãos profissionais quanto por entusiastas da bricolagem. Eles são vantajosos tanto em ambientes internos quanto externos, especialmente quando várias áreas individuais precisam ser acessadas sem a necessidade de montar um andaime completo. Isso torna as torres de andaimes móveis bastante adequadas para trabalhos menores de reparo e instalação.

Para obter mais informações sobre os diferentes tipos de andaimes e suas áreas de aplicação, clique aqui.

 


Andaimes para projetos de infraestrutura

  • Os projetos de infraestrutura constituem uma parte significativa das áreas em que os andaimes são necessários. Os cenários de uso variam desde a construção de novas pontes até reformas e trabalhos de manutenção de pontes.
  • Quando um andaime deve ser montado em uma ponte, o montador de andaimes enfrenta desafios muito específicos que podem exigir determinadas construções de andaimes.
  • Esses desafios incluem, por exemplo:
  • Pouco ou nenhum espaço no chão para os andaimes
  • Grandes alturas que exigem muito material de andaime
  • Características arquitetônicas da ponte que podem exigir estática complexa
  • Transporte difícil de material para o local da construção, por exemplo, se a ponte estiver localizada em um terreno acidentado
  • Suportes adicionais podem ser necessários, por exemplo, na construção de novas Pontes
  • Conformidade com todos os regulamentos de proteção contra ruídos, meio ambiente e proteção da água

Que tipos de andaimes são usados em projetos de pontes?

Devido à sua flexibilidade e alta capacidade de suporte de carga, os andaimes modulares são usados com frequência em projetos de pontes. Eles podem ser adaptados às várias características arquitetônicas de uma ponte e até mesmo usados como uma solução de escoramento para partes da ponte recém-construídas e que ainda não suportam carga.

Se não houver espaço suficiente para um andaime, as áreas de trabalho de difícil acesso podem se tornar acessíveis com andaimes suspensos. Mesmo que as rotas de transporte até a ponte sejam difíceis, um andaime suspenso pode ser vantajoso, pois requer menos material para ser construído do que um andaime construído do zero.

Os andaimes de construção clássicos são usados com menos frequência em projetos de pontes, geralmente para inspeções ou pequenos trabalhos de renovação.

Para obter mais informações sobre soluções de andaimes para reparo, manutenção e construção de pontes, clique aqui.

Os andaimes são indispensáveis em vários setores e indústrias. Não importa se você está no setor industrial ou no setor de construção, a Scafom-rux te apoia com serviços e produtos relacionados a andaimes. Clique aqui para entrar em contato com nossa equipe e obter mais informações!

 

Voltar

Comentários

Adicione um comentário

Favor calcular 6 mais 2.

Fale conosco

Mais fortes. Juntos.

Toda a equipe da Scafom-rux é dedicada a apoiar você em todas as suas consultas. Entre m contato conosco clicando no botão abaixo e nos diga como podemos ajudar.