6 regras para trabalhar no andaime

6 regras para trabalhar no andaime

Trabalhar no setor de construção é trabalhar em equipe. Isso significa que você não é responsável apenas por sua própria segurança no canteiro de obras, mas também pela segurança de seus colegas - e vice-versa. Isso é verdade principalmente se você trabalha em altura, por exemplo, em andaimes. Acidentes, como quedas de andaimes, devem ser evitados a todo custo.

Um sistema de andaimes de alta qualidade já é o primeiro bom passo para que você trabalhe com segurança em altura. Mas o seu comportamento no andaime também é crucial para garantir que todos voltem para casa sãos e salvos no final do dia. Se você e sua equipe prestarem atenção às seis regras a seguir, poderão ajudar uns aos outros a trabalhar com segurança no andaime.

 

1.A prevenção de quedas começa antes mesmo de você subir no andaime

As quedas de andaimes devem ser evitadas a todo custo. Medidas preventivas podem ser tomadas antes mesmo de você colocar os pés no andaime. Antes de entrar no andaime, certifique-se de que cada nível do andaime no qual você trabalhará tenha uma proteção lateral de três partes. Isso consiste em um rodapé e um guarda-corpo duplo.

Também não deve haver riscos de tropeço no andaime assim que você começar o trabalho. Isso também se aplica, por exemplo, o alçapão de acesso a escadas abertas. Elas devem ser fechadas antes de você se movimentar livremente no andaime.

2.Evite os riscos de queda de objetos.

Sejamos realistas: você sabe que é melhor não fazer isso, mas ainda assim pode acontecer - um objeto que não é mais necessário é jogado do andaime para o chão. Afinal de contas, esse é o caminho mais rápido. Para garantir que você e sua equipe possam trabalhar com segurança no andaime, você ainda deve seguir o caminho mais longo e evitar jogar objetos do andaime.

A queda de objetos, seja ela deliberada ou não, também é um risco maior se você estiver trabalhando em vários níveis de andaimes ao mesmo tempo, diretamente abaixo e acima uns dos outros. Tente evitar isso, se possível, para que você não se machuque com a queda de peças.


3. Use escadas de acesso apropiadas

Para que você possa subir e descer do andaime com segurança, cada andaime deve ter escadas ou torres de escadas apropriadas. Evite pular de um nível de andaime para outro ou até mesmo do andaime para o chão.


4. Preste atenção à capacidade de suporte de carga das plataformas do andaime

Um bom andaime pode suportar muita coisa. No entanto, você e sua equipe devem sempre estar cientes da capacidade de carga das plataformas do andaime. Você só deve levar para o andaime material que possa ser suportado pelas plataformas. Você também deve se certificar de que a passagem seja larga o suficiente para que o material de trabalho não se torne um risco de tropeço.

 

5.Não faça nenhuma alteração no andaime enquanto ele estiver em uso

A estabilidade do seu andaime deve ser garantida o tempo todo durante o uso. Portanto, você não deve fazer nenhuma alteração no andaime enquanto ele estiver em uso. Por exemplo, você não deve remover âncoras, plataformas de andaimes ou proteções laterais. A montagem subsequente das calhas de entulho também não deve ser realizada sem mais delongas.

Se for necessário fazer modificações no andaime, ele não deve ser usado novamente até que tenha sido inspecionado por uma pessoa competente que tenha recebido treinamento adequado. Você pode ler mais sobre inspeções de andaimes clicando no link.

6.Informe imediatamente os defeitos do andaime

Pode acontecer de você perceber defeitos ou danos no andaime. Você deve relatá-los imediatamente à empresa de andaimes responsável ou ao seu supervisor.

Você tem mais perguntas sobre segurança de andaimes? Nossa equipe terá prazer em orientar você! Para obter mais artigos sobre como trabalhar com segurança com e no andaime, sinta-se à vontade para clicar em nosso blog sobre andaimes.

 

Voltar

Comentários

Adicione um comentário

Favor adicionar 1 e 6.

Fale conosco

Mais fortes. Juntos.

Toda a equipe da Scafom-rux é dedicada a apoiar você em todas as suas consultas. Entre m contato conosco clicando no botão abaixo e nos diga como podemos ajudar.